Existe uma espécie de consenso popular de que a canoagem é apenas um esporte radical de fim de semana, ou seja, que é um esporte hobby ou um passatempo para aqueles que estão à procura de mais adrenalina e perigo. Porém, as coisas não são bem assim, e a canoagem é um esporte muito mais complexo e interessante do que a grande maioria imagina.
Justamente por existir este senso comum incorreto, que muitos nem imaginam a capacidade que o esporte possui, além de todas as suas categorias que deveriam ser mais valorizadas no cenário mundial do esporte. A cultura e a história que envolve este esporte são tão ricas quanto outros esportes mais populares e tradicionais.
E, para que você possa entender melhor a importância da canoagem, nós do Aguasbravas.net trouxemos um resumo de toda a história do esporte nas olimpíadas, isso mesmo, a canoagem é um esporte olímpico, acompanhe.
A história geral da canoagem remonta diversas partes primordiais da história humana, não exatamente como um esporte, mas como uma prática que muitas vezes era útil de alguma forma para os povos que utilizavam suas canoas de diferentes materiais em rios, lagos e até em mares.
Mas, a história da canoagem nas olimpíadas se iniciou em 1936 quando a categoria principal do esporte foi incluindo nas Olimpíadas da Alemanha, a canoagem sprint iniciou a história deste esporte como um verdadeiro esporte olímpico e abriu as portas não só para esta modalidade, mas também para outras e deu esperança para os atletas que as praticavam, já que até então não eram totalmente considerados atletas.
Agora, o que podemos testemunhar, são duas modalidades de canoagem sendo incluídas em todas as olimpíadas de verão e entregando medalhas importantes para os atletas que as praticam em alto nível. As principais modalidades incluídas nas olimpíadas são:
• Velocidade
Esta é a modalidade de canoagem mais disputada e popular nos jogos olímpicos, já que o esporte pode protagonizar momentos de tirar o fôlego com os atletas em alta velocidade buscando chegar primeiro à linha de chegada. É uma modalidade disputada em lagos calmos, com distâncias que variam de 200, 500 a 1000 metros de distância e o atleta rema sentado com um remo e duas pás.
• Slalom
Esta é a modalidade mais radical entre as duas, já que aqui o atleta desce uma corredeira, enfrentando obstáculos naturais ou até mesmo artificiais se for preciso apenas com sua canoa, um remo e duas pás. O objetivo é chegar até a linha de chegada o mais rápido possível e tomando o mínimo de penalidades que são observadas pelos juízes da prova.
Estas duas modalidades são olímpicas e já definiram o seu espaço entre outros esportes mais tradicionais, mostrando que a canoagem também é um esporte tradicional em certo nível e demonstrando a sua importância para o cenário olímpico.